Reitor e diretores gerais participam da abertura dos jogos eletrônicos do IFMT

Publicado por: Reitoria / 29 de Junho de 2021 às 20:17

A abertura dos primeiros jogos eletrônicos do IFMT contou com a presença do reitor Júlio César dos Santos, dos pró-reitores, diretores sistêmicos e diretores gerais dos campi participantes. A solenidade foi transmitida pelo IFMT TV e em média quase mil pessoas já assistiram a live. O evento segue hoje (29), até o dia 02 de julho, com jogos a partir das 18 horas.

Para o reitor Júlio César dos Santos, realizar este evento em um momento delicado e de grande adversidade causada pela pandemia foi possível pela soma de esforços dos diretores gerais, professores de Educação Física, a equipe da Pró-reitoria de Extensão e os estudantes.

“Os eJIFMT são um dos exemplos das mudanças e inovações que estamos buscando construir no IFMT. Cumprimento os professores de Educação Física, a equipe da Proex, e em especial, o professor Michael Alves de Almeida, Maicão, que assumiu o desafio de cuidar da arte e do desporto em nossa instituição. Fico feliz em ver que estamos conseguindo fazer a diferença na vida dos nossos estudantes, no processo de ensino e aprendizagem e na construção de uma educação voltada para a vida e para o trabalho. Finalmente, agradeço a todos os estudantes, que estão em um evento pensado com e para vocês. Juntos estamos nos reinventando e superando as dificuldades”.

“Participem de cada momento. Mas procurem compreender isso para muito além de uma competição, mas um momento de aprendizado. Que esses jogos sejam entendidos por vocês sob uma outra perspectiva como uma experiência de vida que pode auxiliar a planejar melhor, se organizar, pensar estrategicamente, as ações em momentos do jogo e também da vida,” completou o reitor.

O diretor geral do campus Cuiabá, professor Alceu Aparecido Cardoso compartilhou da opinião do reitor e avaliou que apesar de todas as dificuldades encontradas o evento será um sucesso, uma ação positiva e ousada que está possibilitando uma interação entre os campi por meio do e-esporte.

‘O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas, citando Piaget, não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. Os I Jogos eletrônicos do IFMT representam uma nova era nas ações esportivas da instituição, mesmo em tempos de pandemia”.

O diretor citou benefícios do desporto. Além de serem muito divertidos, os jogos auxiliam no aprendizado, fornecendo diretrizes sobre respeito às regras, estratégias e o controle do tempo, proporcionando ao discente o desafio de superar a si mesmo e de trabalhar em equipe. Como instrumento de aprendizagem os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, histórica, cultural e social. Jogando o aluno inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.

Para o pró-reitor de Extensão, Marcus Taques a instituição deu mais um grande passo. “Hoje o IFMT faz história, mais uma vez. Os nossos estudantes tem sido fundamentais na organização do evento, esse é o evento que participo que mais tem as mãos dos nossos estudantes, desde o cerimonial, a organização dos jogos, a distribuição, enfim, estamos sendo liderados pelos nossos alunos bolsistas, voluntários e os egressos também.”

Taques lembrou que a primeira competição esportiva eletrônica do mundo que se tem notícia, foi em outubro de 1972 para estudantes da Universidade Stanford, nos Estados Unidos com o jogo Spacewar, e com o nome oficial de "Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar.

"Que mais estudos e pesquisas possam ser feitas sobre a importância dos jogos eletrônicos. Essa modalidade sem dúvida veio para ficar e nos próximos 2,3 anos teremos ainda mais alunos participando.Os jogos eletrônicos são uma importante ferramenta para construir a escola do futuro. Eles auxiliam a desenvolver habilidades variadas nos jovens como atenção, memória, raciocínio lógico, planejamento, tomada de decisão, e muitas mais", reforçou.

A estudante Evelyn Carvalho falou em nome dos estudantes participantes da organização dos jogos. “É muito legal participar desses primeiros jogos online. É uma experiência desafiadora.

Marcadores: e-jif ejif

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409